TESTE – NÍVEL DE INFLUÊNCIA DO FUTEBOL EM SUA VIDA

Futebol é um fenômeno mundial: muita coisa gira em torno desse esporte. Negócios, contratos milionários, fama, violência e principalmente muita paixão e sangue quente.

Obviamente que pessoas diferentes enxergam cada assunto diferentemente. Existem os totalmente avessos ao esporte, com excelentes argumentos para isso. Existem também aqueles que matam e morrem pelo seu time do coração.

Mas, não vamos tratar só dos extremos. Existem alguns níveis intermediários. Pra isso foi criada uma escala.

Não sou antropólogo, psicólogo, tampouco psiquiatra ou do IBOPE. Mas criei uma classificação para fins estatísticos, fazendo uma escala com os tipos de torcedores que temos por aqui e acolá. A escala varia de “-1″ à “6″, de acordo com a influência do futebol na vida de cada um (a propósito, após ler, votem na enquete):

Nível de Influência “Menos um” – Futebol = Merda.

São aqueles indivíduos que detestam o esporte. Não podem sequer ouvir falar no assunto. Acham uma absurda perda de tempo assistir um bando de macho suado correndo atrás de uma bola. Não entendem como tem gente besta que gasta tanto tempo e dinheiro com isso. O futebol influencia na vida deles, mas de forma negativa, pois ocupa todo o horário do domingo à tarde e da quarta à noite. Por isso, tive de atribuir valor “-1″. O valor “negativo” do esporte.

Rola até uma sub-classificação. Tipo, existem aqueles que não gostam de futebol porque nunca jogaram nada na escola e foram humilhados por isso. Tem aqueles que não gostam porque acham mulher e cerveja assuntos mil vezes mais interessantes, e que já ocupam 100% de seu tempo. Existem aqueles que acham o futebol muito violento e preferem algo mais suave ou intelectual, como balé e xadrez. E existem aqueles que foram torcedores um dia, mas pegaram nojo do seu time e não querem mais ouvir falar de futebol.

É a categoria preferida das esposas e sogras.

Nível de Influência 0 – Futebol = To nem aí. 

Não gostam nem desgostam, muito pelo contrário. São aqueles que sabem que futebol se joga com os pés, mas não ligam a mínima pra isso. Acham futebol legal quando a empresa dá folga em dia de jogo do Brasil na copa do Mundo. Pra eles, o Ronaldo Fenômeno joga com o Messi no Barcelona, e o Romário é o craque do Brasileirão.

Nível de Influência 1 – Futebol = Já ouviu falar. 

É aquele indivíduo que sabe que o futebol existe e até diferencia alguns uniformes.  Porém, desconhece aspectos fundamentais, por exemplo, quais competições o clube participa. Nunca entendeu como funciona o impedimento. Facilmente confunde a camisa do Flamengo com Vitória da Bahia e Atlético Paranaense.

Normalmente se auto-entitula torcedor do Mengão e do Timão. Às vezes, do “Parmera”.

Ele jamais sabe quando o time está jogando. Só fica sabendo no outro dia através do noticiário. E até fica triste quando o time perde. Durante 10 segundos. Ou até a próxima colherada de feijão.

Nível de Influência 2 – Futebol = Já foi em um jogo. 

É um pequeno plus às características do nível anterior. A principal diferença é que ele já foi a algum jogo de futebol na vida. De graça. Com o tio sócio, que quer converter o sobrinho ao futebolismo. Que prometeu ir na pizzaria depois do jogo, ou pagar um saco de pipocas.

Nível de Influência 3 – Futebol = Já foi em uma final. 

Esse tipo de cidadão já está mais habituado ao mundo da bola. Vai no jogo, vez ou outra, normalmente quando tem ingresso de graça, promoção de ingressos ou shows no pátio do estádio. Tem uma camisa do time para o qual torce, que ganhou de aniversário do tio fanático, pra ver se “converte o menino”.

Não é sócio, e ri de quem é. “Como pode alguém pagar pra ir ver jogos da série B? Eu que não”. Mas quando tem final, ele vai. Com a camisa que o tio deu. Se o time perde, ele nega que torce pro time e guarda a camisa no armário.

É o famoso torcedor “modinha”. Torce quando o time ganha.

Me atrevo a dizer que é a categoria mais numerosa dentre os torcedores.

Nível de Influência 4 – Futebol = Um aspecto da vida. 

Cidadão que conhece bem o time do coração. Sabe muito sobre futebol, sobre os times, campeonatos e principais jogadores. Sintoniza  as frequências de rádios que transmitem futebol. Sabe a escalação do time, procura ir em todos os jogos, projeta esquemas táticos, tem uma camisa comprada por ele mesmo.

Zé Dassilva: Sofrer faz parte do jogo. No caso do Tigre, faz MUITO parte do jogo.

Mas esse cara não se estressa demais quando o time perde. É sócio, mas as vezes esquece de pagar. Sabe cantarolar o refrão do hino, bate palmas na hora do gol.

Joga um futeba sempre que pode com os amigos, claro, com a camisa do time do coração.

Futebol é pra ele o que tem que ser: lazer, e nada mais.

Nível de Influência 5 – Futebol = Um aspecto RELEVANTE da vida. 

O cidadão acorda pela manhã. A primeira coisa que pensa: Puta merda, meu time perdeu. A partir daí, o dia dele não rende. Passa o dia inteiro azedo. Não assiste o jornal porque não quer ver os gols do adversário. Coloca frases de protestos no MSN. Mas, está vestindo a camisa do clube. Uma das 15 que ele tem. E se alguém diz “tira essa camisa”, ah, o cidadão já inicia uma discussão, mesmo que quem tenha dito seja o chefe.

Já cabulou muita aula pra ir nos jogos. Já brigou com amigos que torcem para times rivais, a ponto de ficar sem falar um mês com eles. Já brigou com a namorada, porque foi no jogo e não no aniversário da mãe dela.

Paga as mensalidades religiosamente em dia. Se tem um filho, ele é doutrinado a torcer para o time escolhido da família. Um pai gremista morreria de desgosto ao descobrir que o filho é colorado. Dizem, é motivo de deserdar um filho lá nos pampas.

Nível de Influência 6 – Futebol = Um aspecto ÚNICO da vida 

Esse, só exemplificando mesmo. E vou usar um torcedor do Criciúma pra isso.

O cidadão está enjaulado no presídio Santa Augusta. Ensanguentado. Com uma camisa do Criciúma, uma calça do Criciúma, um  boné do Criciúma, uma cueca amarela, uma meia branca e um tênis preto.

A camisa rasgada encobre parcialmente a tatuagem de um Tigre, feita no braço.

Motivo da prisão: Espancou o vizinho, porque ele perguntou se o Criciúma tinha ganho o jogo, quando na verdade havia perdido o título em casa para o Figueirense (o coitado do vizinho pertence ao nível 1.).

O sujeito sai da prisão. A mãe paga a fiança. Ele nem agradece, e vai logo perguntando se o técnico foi demitido. A mãe diz que não sabe. Ele fica puto com isso e manda ela se catar.

Durante o trajeto de volta pra casa, ele vê um avaiano na rua. Bota a cabeça pra fora da janela do bonde e chama o sujeito de todos os palavrões existentes e recém criados.

Ele tenta puxar um tigrão êô no ônibus. O pessoal se assusta. Ele chacoalha uma criança de 3 anos e diz “CANTA AMARGO!”. A criança vomita nele. Mas como o vômito é amarelo, ele não briga.

Ele paga as mensalidades em dia, nem que tenha que roubar ou matar pra isso.

Tem uma foto emoldurada do Antenor Angeloni pendurada no quarto, onde está escrito “São Antenor”.

———————————————————————-
Pois bem nobres leitores. Futebol é coisa séria, ou nem tanto.

Quero saber em que nível vocês estão.

*****Texto sugado do blog
https://enderecoinvalido.wordpress.com

Anúncios
Esse post foi publicado em CRÔNICAS e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para TESTE – NÍVEL DE INFLUÊNCIA DO FUTEBOL EM SUA VIDA

  1. jailto disse:

    PC – O SEU NÍVEL É SEIS NÉ? AGORA, FALTOU AQUELE TIPO QUE É O DONO DA BOLA E QUANDO O TIME COMEÇA A PERDER, PEGA A BOLA, PÕE DEBAIXO DO BRAÇO E VAI EMBORA DIZENDO QUE A MÃE TÁ CHAMANDO. TB TEM AQUELE QUE COMEÇA A ROUBAR QUANDO O TIME TAH PERDENDO. ABRAÇO! JAIL…

  2. João Renato Fernandes disse:

    … e tem cara que entra em campo pensando somente em si, vai pro ataque, atrapalha o seu time a fazer gols e ainda, não ajuda os companheiros a se defender, contando vantagem que acewrtou um cruzamento (enquanto perdeu um montão de bola), fala que paga mensalidade e tem direito, são os “tiririca” dos treinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s