DICIONÁRIO FUTEBOLÊS – O GOL OLÍMPICO

O gol olímpico é o gol marcado direto de uma cobrança de escanteio. Em 1924, as regras do futebol passaram a validá-lo. Assim, o primeiro gol olímpico foi marcado por Billy Alston, na Escócia, a 21 de agosto do mesmo ano.
O termo “gol olímpico” surgiu num jogo amistoso entre as seleções da Argentina e do Uruguai, em 2 de outubro de 1924. O autor do gol foi o atacante argentino Cesáreo Onzari e a sua equipe ganhou por dois a um. Os argentinos chamaram o gol de olímpico para ironizar a seleção uruguaia, que havia ganho o torneio da Olimpíada de Paris.

Apesar de esta informação constar de muitas publicações sobre a história do futebol, no Brasil e no exterior, alguns torcedores do Vasco da Gama divulgam uma versão diferente, sobre um fato ocorrido 4 anos depois:

Em março de 1928, em um amistoso contra o uruguaio Montevideo Wanderers, o Club de Regatas Vasco da Gama inaugurou os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols de seu estádio, São Januário. Com um gol feito por Santana em cobrança de escanteio, o Vasco venceu por 1 a 0. Como os uruguaios eram os atuais campeões olímpicos, nasceu então a expressão ‘gol olímpico’.

Em 1973 Pelé, O Rei do Futebol e o lendário Santos sairam realizando amistosos pelo mundo, jogando no Golfo Pérsico, África, Alemanha, Bélgica, França e Inglaterra; por fim, chegaram nos Estados Unidos para jugar contra o Baltimore Bays. Nesta partida, Pelé fez o seu único gol olímpico de toda sua carreira.

Anúncios
Esse post foi publicado em DICIONÁRIO FUTEBOLÊS. Bookmark o link permanente.

8 respostas para DICIONÁRIO FUTEBOLÊS – O GOL OLÍMPICO

  1. Sugel disse:

    seria na Copa de 1998 que marcaria mais gols: três, sendo o atacante mais eficiente do Brasil na primeira fase, marcando contra Marrocos e Noruega . Marcou seu terceiro gol nas quartas-de-final, empatando parcialmente a partida contra a Dinamarca em 1 x 1.

  2. las artes disse:

    O atacante Ronaldo mostrou irritação com um jornalista em uma entrevista em Espanhol. Com as insistências do repórter em perguntar sobre o estado de saúde do atleta do Real Madrid, o jogador parou de responder às perguntas, disse “gracias”, se afastou dos microfones e resmungou “estúpido”. Logo no começo da entrevista, Ronaldo demonstrou irritação com a pergunta sobre como se sentia e respondeu em tom de ironia: “não estou doente”. Em seguida, com nova pergunta sobre seu estado, o atacante disse de maneira mais ríspida: “estou bem, assim como cheguei”, se retirou de perto do grupo de jornalistas e xingou o repórter. O jogador – que teve problemas de bolhas, febre e até chegou a dizer que se sentiu zonzo na partida contra a Croácia, na estréia da Copa – treinou normalmente na quinta-feira. Na atividade, ele começou treinando junto aos titulares e, após concluir mal a gol durante o trabalho de contra-ataques, ele se juntou aos reservas para praticar finalizações, enquanto Ronaldinho fazia cruzamentos para Kaká e Adriano.

  3. Jorginho disse:

    É, REALMENTE O JARRÃO FEZ UM BELO GOL OLÍMPICO NO ÚLTIMO SÁBADO, QUANDO SEU TIME TOMAVA UM “PASSEIO”. O GOLEIRO E PRESIDENTE ELEITO PASCOAL TB DEU UMA “AJUDAZINHA” E NÃO AJUDINHA PARA QUE O GOL SAÍSSE, RSRSRSRS… AGORA, AINDA NÃO VI NINGUÉM FAZER UM DE BICICLETA NO CT.

  4. Há que se dizer ainda, que as TRAVES eram de MADEIRA no desenho RETANGULAR , EXISTINDO AS FAMOSAS QUINAS NA MADEIRA…NÃO EXISTIAM TRAVES ROLIÇAS ….Ainda, os jogadores usavam redinhas ou toucas para segurar os cabelos…. que barato…. hoje os caras usam TIARAS….kkkkkk…. Quando um goleiro fazia defesa prensando a mão ou as mãos na trave, machucava, não existiam luvas protetoras naquela época….kkk….quando o cara trombava com a trave… machucava mesmo…sem frescura… e quando batia na quina da trave o estrago era maior. Os locutores , lembrando o saudoso RONALDO GOES aqui em TUPÃ, quando narrava os jogos do Tupã, dizia….”…..a bola bateu na QUINA DA TRAVE….”…que saudades… RONALDO GOES JÁ SE FOI, MAS GUARDAMOS GRANDES LEMBRANÇAS DAQUELE GRANDE RADIALISTA TUPÃENSE.. …..Curti muito essa época….
    Um abração a todos.
    FALEIROS

  5. Jorginho disse:

    FALEIROS, TINHA ROLIÇA TB, A GENTE FAZIA DE BAMBU.

  6. Boa JORGINHO…kkkkkkkkkkk ……bambú, realmente….sempre foi roliço;……trave de EUCALÍPTO também ….kkkkkk…….abração.
    FALEIROS.

  7. Jorginho disse:

    AINDA, FUI NUM CAMPO UM DIA QUE UMA DAS TRAVES ERA O TRONCO DE UM PÉ DE EUCALIPTO E AÍ O PESSOAL HAVIA COMPLETADO COM OUTROS TRONCOS. MAS ESTE NÃO FOI PROBLEMA, O JOGO FOI MUITO LEGAL NAQUELE DIA. FOI LÁ PROS MEADOS DE 1982, RSRSRSRS…

  8. Este é um dos golos mais difíceis de marcar. Bem que tentei mas nunca cheguei a fazer um golo desta forma.

    Abraço.

    Jorge Salvador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s